terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Socorro, Amigo


Bares que têm no nome “amizade”, “amigo”, “amigos”, para mim, são os quais os donos fazem questão de destacar o sentido de tê-lo. São lugares voltados para fazer amigos, para reuní-los, reencontrá-los. Ali se vive alegria, cotidiano, surpresa e perdas também. Os braços nestes bares estão abertos para te abraçar na comemoração e no consolo. São locais em que a emoção se mistura com a vida da gente pra rir, pra chorar, pra tirar sarro da cara do outro, pra apostar e perder, pra ganhar.

- Vamos passar em algum lugar pra comer porque a Gi tá com fome.

É o que diz amigo Mauro, quando estamos voltando para casa, ao sairmos do Marcones. Não, o espetinho do gringo não foi suficiente para satisfazer a fome da Gi.

- O que é que você queria comer, Gi?

- Tô com saudade de comer uma fogazza, mas nessa hora...

Mas nesta hora, caríssimos, um amigo pode compreender e satisfazer esse desejo, misturado com a necessidade de suprir a fome. Amigo Gianotti. Ali vamos comer e prolongar por mais um pouco a cervejada. Seguimos para a Rua Santo Antonio.

Amigo Gianotti é um misto de boteco com cantina italiana. Dá pra entender? 
 
Bem, é um pequeno estabelecimento. Ele é comprido, e tem uma porta estreita de entrada. 


Uma pequena porta para entrar


Entre nele e você verá elementos brancos, vermelhos e verdes da bandeira italiana. Também há os quadros antigos, camisas de futebol,  e mais objetos  os quais, acredito, tenham sua própria história. Mas é na pessoa do Amigo Gianotti que se vê a italianice toda andando de um canto para o outro, passando de mesa em mesa, servindo, e também trocando idéia com os fregueses, quer dizer, com os amigos.


Misto de boteco com cantina italiana


Ficamos na pequena calçada. Ali havia, naquela noite, duas mesas para os fumantes. Que maravilha! Emílio adoraria estar ali, mas despediu-se de nós antes de saber que iríamos fazer mais uma parada no Bixiga. Vamos poder continuar na cerveja, fumar e depois ... matar a fome com uma enorme fogazza. Cerveja gelada, brinde, cigarro. Esperar a fogazza. Bater papo. Fazer o registro fotográfico, é lógico!


À espera da fogazza

 
Gente, eu avisei! A fogazza é muito enorme de grande! E é uma delícia! Daí você fica naquela de... “será que eu como tudo? Se eu comer tudo não é fome, é zóião!”. Tem que ter muita boca e muito zóio pra comer tudo, viu gente! Eu como, pois sou bem servida dos dois. E no fim da noite eles aumentam.



Enorme e deliciosa... a fogazza


O amigo Gianotti vem até a mesa e pergunta se está tudo bem. Claro que está! Ele sabe disso! Mas faz questão de mostrar que está ali, como bom amigo, ao seu lado, para o que você precisar. 



Amigo Gianotti, ao seu lado para o que você precisar



 

2 comentários:

  1. Gianotti é uma figura!!! Tudos os anos há uma competição do melhor petisco. os clientes podem agora saborear o petisco Gianotti grátis para dar a sua opinião. É de pernil, grande e delicioso!!
    Mas eu vou a fazer uma crítica, detesto restaurantes com televisão em volume alto. Hora de jantar, Fina estampa na televisão, vc quer mais uma, a moça asiste a televisão e não escolta a gente por o barulho e vc morrendo de sede. Mas a Le tem razão, se vc está numa mesa na rua não tem esses problemas, mas aquele dia so eu fumaba...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nunca vi tv ligada no Amigo Gianotti. Também não gosto de lugares que ficam com a tv ligada.

      Excluir

Muito agradecida!