quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dica internacional 2: Bar, Cerveja e Ativismo Social


Outra vez a dica internacional vem de Valencia, do Cabanyal mais especificamente. Este bairro que já foi apresentado por Emilio, quando contou um pouco de sua história e falou dos bares encantadores que o bairro abriga. Esse bairro que luta contra a especulação imobiliária capitalista que constrói edifícios destruindo a vida das pessoas, realizada pela prefeita da cidade, uma franquista chamada Rita Babera. Aqui o Cabanyal volta ser protagonista de uma nova postagem em nosso blog. No Cabanyal vivem famílias de longas datas, população gitana y imigrantes. Hoje começam a chegar no bairro, estudantes com consciência política para participar da luta para defender e salvar o Cabanyal.
Este bairro, eu sei porque morei lá, (tive a sorte de conhecer a Ana y a Juan que me levaram para lá) é especial e encantador. É único. E meu intuito de falar dos bares que há ali é minha maneira de visibilizar a luta dos moradores do Cabanyal contra o capital imobiliário da destruição. É a minha contibuiição desde longe para a luta do “Salvem o Cabanyal”.  
 
Então hoje falaremos de um outro bar: LA PACA

Um café-bar que fica na Calle del Rosário 22, junto a Praça do Rosário e do Teatro EL Musical. Não é grande, mas é muito aconchegante, decorado com uma estética moderna y agradável. Lá fica à disposição jornais e revistas para estarmos informados das noticias diárias enquanto tomamos uma cervejinha gelada (tercios o quintos) a preços populares e com direito a um aporçãozinha de alguma coisa. Eu adorava quando vinha de “tortilla”. Eles cobram 1 € o chopp e a porçãozinha. 

Também tocam música de fundo de muito bom gosto. Como alguém dizia em algum lugar La Paca rompe com o tradicional em muitos aspectos: em sua proposta estética, e por su política empresarial. Pois cuando tudo em Valencia sobe eles apostam nos preços baixos. Y está localizado em uma da ruas mais deteriordas do bairro. Como um ponto de resistência, de reafirmação da luta para salvar o bairro da degradação e da destruição. 

O bairro está enfermo, la Paca e outros tantos bares podem ser a sua cura. 
 

Por isso eu, Emilio, Juanico y Ana (companheiros de casa) íamos ali para nos curar também (não sei bem de que rsrsrsrs) com cerveja gelada.
A minha despedida (uma das muitas que tive, essa história eu conto depois!!) foi ali. 

Nesta foto com os amigos Javi e Laia se pode ver a decoração do bar.
 


 Olha só o Emilio de perna quebrada!
 Não foi empecilho para que não fosse a La Paca esta noite...Rsrsrsrsrs... e beber  muitas...






E para compreender mais desse bar, muito especial vejam o vídeo abaixo:

3 comentários:

  1. Nosssa!!! Pra quem gosta de bar, não importa se tem a perna quebrada!! Mas na paca, a sensação é melhor do que em casa, e essas mesas na rua!!!! aiiiins! que saudade CABANYAL!!! Paca sem Augusto nunca mais foi o mesmo... Augusto, pega a gente e organiça uma viagem para lá!!!!

    ResponderExcluir
  2. Seria muita ousadia o blog querer preparar uma cervejada internacional? rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Pode deixar Emilio...a leticia já vem falando faz um tempo que nos vai tudo pra lá...e não ficará um só bar do Cabanyal imune a uma bebedeira nossa...La Regadera, la Paca, La Pascuala, y todos que hemos estado tu y yo...não posso esquecer de contar aquele dia de peregrinação Barística até chegar em sua casa e comer com a sua avó...que grande dia...só não lembro muito os nomes dos bares...jajajaja...como já estávamos bebados...y memória de bêbado não tem lembrança...jajajaja...mas vou tentar recuperar a lembrança desse dia...

    ResponderExcluir

Muito agradecida!