quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Dica internacional. Cabanyal: um barrio regado de bares e alegrias

Cabanyal, bairro marinheiro banhado pelo Mar Mediterrâneo na cidade de Valencia, esquecido durante décadas pelos poderes públicos, hoje é um caramelo pra os que governam a cidade, quando acabam as opções especulativa eles lembram da praia e da possibilidade de negocio, o seu objetivo: derrubar-lo, expulsar mais de 1600 famílias de suas moradias. Graças a esse esquecimento dos poderosos, o bairro desfrutóou da liberdade para criar um mosaico de cores, alegrias, raças, idades... tudo na rua, porque no Cabanyal a vida acontece na rua, vizinhos e vizinhas formam famílias numerosas, compartilhar é viver... e na sua feira com cheiro a peixe fresco... e nos bares e nas velhas bodegas que ainda conservam tempos de antanho, cheios de gente bebendo e conversando desde o começo do dia até o fim do sol, o Cabanyal tem uma luz única...





















Artistas e jovens, atraídos por seu encanto, imigram para o bairro pra seguir com essa vida que vem sido construída faz mais de um seculo, mais a luta para que não morra essa vida é cada dia mais dura, não é nada fácil... neste contexto nasce a REGADERA, parida por Ale, o sorriso em pessoa, alegria para todos, amiga de todos, hoje é o primeiro aniversario do bar social. A Ragadera nasce como uma associação vegetariana. Todas as pessoas que a frequentam são membros, como você pode se tornar um membro? é facil, você anota seu nome num livro e é associado. O processo facilita a repressão enfrentadas por jovens pra construir um espaço onde a liberdade de opinião e expressão estão presentes.

A Regadera é um espaço aberto à criatividade do povo, à surpresa do povo, qualquer show improvisado é possível, qualquer atividade para mulheres, homens, velhos ou meninas acontece, tudo acompanhado de umas geladinhas ou vinhos com comida vegetariana, mas são os membros o mais importante, os que enchem de cor o lugar, gente com a Laia, Raquel, Beita, Augusto ou eu, que fazemos deste bar social um lugar bom para ser visitado a qualquer hora do dia.

Se o nosso amigo Sócrates tivesse morado em Valencia, ele
teria gostado desta vida de bares e ruas estreitas, e teria lutado pela permanência no tempo desta vida tão especial como única. Outro amigo dele e nosso, o Augusto, morou no Barrio e se identificou com ele, fazendo dele o seu lugar, fazendo sua a luta dos vizinhos do Cabanyal. Hoje, o Augusto ainda passea pelas ruas paulistanas suas belas lembranças e sua camiseta, e levanta o punho em solidariedade com tanta gente que ele conheceu e amou.

7 comentários:

  1. Meu, o Emílio tá a cara do Samuel Rosa, do Skank, na foto com a galera do bar kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. CABANYAL MI AMOR!!!!!!!!!!!!!!! Um lugar especial em todos os sentidos da vida: os bares que encantam, as "marujas" que divertem, paella na calçada...ali vivi e convivi, amei e fui amado pelos amigos, as Portas Abertas das casas para amigos e curiosos, no Cabanyal a vida lava os pés no mar azul de Valencia, descansa a cabeça em suas areias, se cobre com tempo que passa no alto das palmeiras a beira mar, e faz a sua siesta...Para despertar-se com La Rana Mariana correndo e bailando pelas ruas...amo o Cabnyal, o meu ir vir...sempre como que retornando auma casa antiga e conhecida, rotos familiares saudando, abraços já conhecidos, pela força e pelo calor...CABANYAL JAMAIS TE ESQUECEREI...e La Regadrea?...minha meca...que siga existindo até eu voltar!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Deixa com a gente, pois quando fizermos a ocupação brasileira vamos conhecer tudo isso...

    ResponderExcluir
  4. SALVEM o CABAÑAL! CABAÑAL ReSISTE; um forte abraço cumpas desde acá :)

    ResponderExcluir
  5. E aí Augustão a quanto tempo Heim... abrços do Luis da quadra

    ResponderExcluir
  6. E aí Luis...então morei um tempo na Espanha. O Cabanyal tem o mesmo espirito do Bixiga...aliás quando vc vai aparecer pro lá pra nóis tomar uma cerveja? Uma é mentira...várias...rsrsrsrs....no abnayla a egnte não pdoe ir que a grana tá curta....mas nesses bares daqui...é só combinar mermão!!!!

    ResponderExcluir
  7. rerrei a digitação gente: desculpa. vou repetir a frase: "no Cabanyal a gente não pode ir que a grana tá curta"...Ô pessoal que acompanha o blog, desculpa dislexia...ou sería parkinson? rsrsrsrsr

    ResponderExcluir

Muito agradecida!