quarta-feira, 7 de março de 2012

Embu é das artes e dos bares


Passeio que sempre indico aos que vivem em São Paulo e aos que vêm de fora é o Embu das Artes. A cidade é bastante conhecida por ter estabelecimentos e uma grande feira que vendem as mais variadas peças artesanais, que vão das mais baratas até as bem caras (pelo menos para o meu pobre bolso). Além disso, é uma cidade histórica, com casas em estilo colonial e espaços ligados a contar a presença dos jesuítas por ali.


 


 
E para tornar o passeio completo, a cidade tem vários restaurantes e bares, tão agradáveis, que você deve deixá-los para depois de conhecer as outras coisas, senão você torna o seu passeio direcionado apenas para eles.

A dica é ir de ônibus, para poder aproveitar bem os bares. Sempre que vou é assim. Pegue o ônibus na Estação Clínicas do Metrô, na Rua Teodoro Sampaio. Tem vários ônibus Embu que passam ali, mas o que passa perto da feira é o Embu-Engenho Velho. Daí é só pedir para alguém avisar quando está perto da feira no centro. Vá com tempo. O passeio é de dia inteiro mesmo!

Vamos aos bares. Quando fui para lá com o França, Simone e Béti, nós escolhemos o Bar Esfera para nos refrescar com cervejas e também para comer. Ele fica em uma das esquinas da praça central, em um calçadão, onde suas mesas com guarda-sóis se espalham. É super agradável, a comida é boa e, assim como a cerveja, tem preço justo.








Quando voltei lá com o Fábio, levei-o para conhecer o Bar Esfera, e passamos um tempão ali. Neste lugar conhecemos dois jovens da cidade e passamos mais um tempo conversando com eles. Depois eles se prontificaram a levar-nos para conhecer mais dois bares. Um deles também é em uma esquina da praça, Rua Marechal Isidoro com Rua da Matriz, e eu não lembro o nome. Está sempre cheio. Então pegamos uma mesa lá dentro, no andar de cima. Como eu fumo, achei meio complicado ficarmos ali. Permanecemos pouco. Mas é um lugar legal se você conseguir pegar uma mesa do lado fora, embora eles tenham poucas. 

Dali fomos, então, para a Choperia Bem Brasil, que fica na Rua Joaquim Santana, em um calçadão movimentado da feira. As mesas ficam no calçadão e é um lugar ótimo pra beber e fumar.





Eles vendem lá aquelas torres de chopp que quando a gente vê fica babando. Mas se vai encarar uma  torre destas recomendo que vá à chopperia pela noite e em pelo menos 4 pessoas, que é pro chopp não perder a temperatura ideal. Nós fizemos isso e foi ótimo!






A ronda pelos bares foi tão boa que quase perdemos o último ônibus de volta pra São Paulo. Dia destes, no mês de janeiro, estive lá no Embu de novo e conheci outros bares. Mas outro dia escrevo sobre eles.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecida!