segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Churrasco de bar. Adoro!


Eu já tava cismada que andava pelo centro da cidade de Porto Alegre pela milésima vez e não via uma churrascaria sequer pra apreciar uma boa carne assada. “Gaúcho é tudo falador mesmo”, pensava. “Só sabe fazer churrasco em casa, só pode ser”. Mas eu já tava mesmo era brava. No Mercado Municipal, o dono de um estabelecimento me disse que havia uma ali por perto, sim, mas era bem simples. Disse que os donos são uns “gringos” (forma que o gaúcho chama os descendentes de italianos), e que apesar de simples, serviam ali bom churrasco.

Avenida Júlio de Castilhos, atrás do Mercado. Seguir em direção à rodoviária. A churrascaria está do lado direito da calçada. Passa o terminal de ônibus, no próximo quarteirão. Eu quase não vi a churrascaria, porque a entrada é pequena, e ela parece mais é um barzão daqueles bem véio. O que me chamou a atenção foi a placa na entrada.


Se não fosse esta placa...
Pulei pra dentro. Só faltou a pingaiada no balcão. Porque eu tava entrando num barzão. E logo vem um dos “gringos”, no sorriso simpático, me receber:

- Olá, o que a senhorita deseja?
- Eu quero churrasco, uai (esse uai eu herdei dos tempos de Belo Horizonte).
- Ah, vou te colocar numa mesa especial e você vai comer um bom churrasco.


Estilo barzão

Animei. Realmente o lugar era bem simples. Mas, queria ver o que ia sair dali. Ele me colocou bem perto da porta por onde saem as carnes assadas. Pedi uma Original. Não tinha. Mas tinha Serra Malte. Ôpa! Aí sim. Fiquei olhando, não tinha buffet pra me servir. Saquei que o lugar era dos tradicionais mesmo. Não demorou e o tiozinho veio trazendo um monte de coisas boas, um pouquinho em cada travessa. Bem a cara de churrascarias do Sul. “Agora sim, vou comer churrasco de verdade em Porto Alegre”, pensei. E não me enganei.


Acompanhamentos deliciosos, bem caseiros!

Olha, vieram vários tipos de carnes, todos muito deliciosos. Mas a costela! Ai, a costela! Se tem um critério, para mim, sobre a qualidade de uma churrascaria, é a qualidade da costela assada que servem. E a costela servida na Churrascaria Continental, de Porto Alegre, do ambiente simples, do local que parece um barzão, é boa demais! Desossada, né? Começa por aí. E a carne macia, macia, com um sabor muito gostoso. Eu tô escrevendo aqui e a água tá correndo na boca.

Não fotografei a costela, na hora, porque eu só pensava em comê-la. Ainda sou degustadora das antigas. As imagens desta publicação eu peguei da internet. E estava sozinha, não havia nenhum aficcionado em fotos de comida comigo. Sendo assim, fica a dica pra vocês. Em Porto Alegre há algumas churrascarias para turistas, nunca fui, talvez sejam boas e confortáveis. Mas com certeza eu voltarei na Churrascaria Continental ainda neste ano, porque além de parecer um barzão, tem uma costela desossada maravilhosa lá me esperando. Bora, Seu Cadore?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito agradecida!