segunda-feira, 28 de maio de 2012

A solidão do domingo de manhã


Uma história veio de Espanha, dum dos nossos, que já nos visitou e compartilhou os bares de São Paulo ou Rio, uma história internacional que pode acontecer em qualquer canto do mundo. O Miguel escreveu no mês de Abril sobre o bar da sua praça, a "Praça Noguera", no seu povoado, o “Puerto de Sagunto”.

Um bar que fecha em qualquer canto, em qualquer praça, qualquer cidade ou qualquer povoado não é um caso isolado e casual, e menos em tempos de crise. Um bar que fecha e deixa uma marca, isso é o realmente casual e relevante, deixar a sua marca, uma marca não indelével, mas muito difícil de substituir. A crise, hipotecas, penhoras, despejos, aluguéis exorbitantes que estrangulam o comércio a varejo, impostos municipais, impostos sobre a propriedade, ... Os pais tristes, as crianças choram; “foi embora”, discutem alguns, “Para onde vamos agora?” Um bar ligado física e emocionalmente a um parque infantil; os pais aqui, as crianças lá, ligados num espaço aberto onde não há perigos, nenhum ruído de motor, onde você pode saborear um café, sem preocupar-se além do que é estritamente necessário.

Praça Noguera, Puerto de Sagunto. Lugar do bar "El Rincón".

Ele foi para muitos mais do que apenas um bar, um ponto de encontro, das crianças e velhos, parentes e amigos, era "o nosso bar", os incondionais de cada tarde, de cada manhã de domingo, ótimo para uma cerveja ou um vermute um domingo antes das refeições ou qualquer crepúsculo. Onde ir quando de repente você se sente sozinho ou simplesmente queria entrar em contato com as pessoas, ele ou ela, ou ambos, estavam sempre lá, com seu sorriso e simpatia. Onde fizemos amigos e compartilhamos muito tempo de lazer. Onde combinávamos de assistir o Barcelona, o dono não escondeu seu compromisso com Blaugrana cores, também Valência ou Madrid, e discutir o jogo sem exaltação de ânimos mas com muita paixão.

Hoje é domingo e amanhã é outro dia, com a mesma solidão, o mesmo vazio, o nosso canto não existe mais, onde vamos agora?, onde podemos ver a final da taça do Rey ou o próximo jogo da Liga. Onde você vai estar amigo, onde nos encontramos ...? Isso não pode, está fechado. E não ao capricho daqueles que eram seus administradores. Nunca se apressou a abrir, mas eram sempre pontuais com seus clientes. O Café da primeira hora eles deixaram para os outros, mas as 12:00 lá estavam eles, o canto que recuperou a vida e com ele todas as pessoas que todas as manhãs almejavam sua presença.

Todos nós nos perguntávamos por quê, o que aconteceu e se era inevitável, quem e porquê deste ataque. Um exemplo claro da recessão, cortes salariais para alguns e demissões para outros, têm reduzido drasticamente a renda disponível para gastar em bares ou caprichos. Os trabalhadores que costumavam ir para almoçar ao meio-dia, agora levam comida de casa, e aqueles que já tomaram a carajillo (café misturado com bebida alcoólica ,Conhaque é a mais típica) agora se limitam ao café preto ou com leite. Com cortes e mais cortes não vai resgatar a economia deste país. É preciso espírito mais do que entusiasmo e empresarial, quando tudo está contra.
Carajillo. Energetico ótimo para as noites que vc precisa virar.
Alguém vai dizer: "existem outros bares", certamente!, Mas este era "o nosso bar", nosso "ponto de encontro", sentíamos como algo nosso, diferente. Onde você poderia comer um cuscuz especial, digno dos melhores restaurantes. Para muitos, foi como uma extensão da nossa casa, nosso ambiente de vida e da família. Quando você quiser organizar um piquenique, um aniversário, uma refeição com amigos, sem quaisquer complicações ou gastar um "Potosi" porque você pensou "já está, no Rincón", o nosso canto.

Foi, mas permanecerá em nossas memórias e em nossos corações.
Recentemente, há rumores sobre a reabertura do bar, por eles mesmos, os de sempre, por eles ... É verdade ...? nós fervorosamente desejamo
s.


Um comentário:

  1. Muito bom esse post! Descreve perfeitamente o clima pelo que esta passando todo um país... um país com uma cultura muito ligada aos bares...

    ResponderExcluir

Muito agradecida!