terça-feira, 29 de novembro de 2011

O maior menor bar do mundo!


Quem esteve lá esteve, quem não esteve não mais estará, porque o maior menor boteco do mundo já não existe mais. Ficava ali, onde o samba amanhece. No coração do Bixiga, ali pendido na Rua São Vicente, como um barracãozinho, quase já caindo pra dentro do Vai-Via. Tratava-se de de 10 metros quadrados y muita calçada de rua para sentar. Haviam poucas mesas que logo se enchiam. O bar mesmo era a a calçada que s e esticava uns metrinhos pra que coubesse tanta gente.

Era o Bar do Gera. Gera, Geraldo, Geraldinho. Ele era o bar e o bar era ele. Um showman da arte de servir e de encantar as pessoas. Gera era adorado por todas as tribos que frequentavam o bar. Desde a universitária otária, até artistas nem tão famosos assim e claro, a comunidade. Que no fundo fazia a diferença. Um bar que a propria comunidade frequenta não é bar, é expressão cultural. Isso era o que era o bar de Geral. Cultura.

O Gera era uma máquina de fazer conta. Não anotava nenhum pedido. Na hora de irmos embora ele ia até a mesa e diza exatemente quantas cervejas havíamos tomado. E o que havíamos comido. Passava os olhos pela mesa e já dizia quanto era a conta. E ninguém sequer contestava, pagavam com toda a segurança e confiança no Gera. Que retribuia a confiança e quando íamos pagar e dizíamos: olha Gera, foi tanto...ele cobrava sem discutir. E muitas vezes cobrava a cerveja e dizia: a jurupinga é por minha conta....A Jurupinga!!! Ai! A jurupinga!...uma marca registrada do bar do Gera, que tinha muitas outras marcas registradas. Pra quem não sabe, a jurupinga é uma cachaça de uva...a que Gera vendia era artesanal...ele mesmo ia pessoalmente comprar...

Outra marca registrada do Bar era a música...rock da melhor qualidade...mas o grande artista deste maior menor boteco do mundo era Raul Seixas...Não passávamos uma só noite sem percorrer, e relembrar a discografia do grande Raul...cantar com Raul y dançar alí naquele pedaço de calçada esticada para que coubéssemos todos...Outra marca registrada do bar era suas paredes forradas de fotos de anônimos que iam por alí. Todos nós tínhamos uma foto nossa e dos nosso amigos coladas...lembro que no começo era só uma metade de uma parede...mas como trepadeira de rostos, foi se estendendo e tomando todo o bar. Até o Jô Soares tinha uma foto ali tirada com o Geraldinho. Sim...alguns grandes famosos passaram por lá e deixaram sua foto!!!!!

O Bar do Gera não era um bar, era uma alegria cravada no coração do Bixiga. Uma alegria que durava ha 20 anos...uma alegria destruída pelo Kassab....Chegaram a fechar o bar duas vezes...levando mesas e cadeiras...até que uma vez fecharam e o Gera recebeu uma multa de 25 mil reais...não aguentou essa sangria financeira, fechou o bar e foi para São Roque. Lá ele tem um barzinho...quem for por lá descubra o endereço e ponha aqui nesse blog para que nós possamos rever este grande amigo!!!!

9 comentários:

  1. Sem dúvidas, amigo Augusto, o Bar do Gera foi um local maravilhoso que você me apresentou e o qual ficará sempre em minha memória. E a Jurubeba, nossa, essa dá uma saudade grande, hein... Nunca mais achei boa que nem aquela. Nossa conversa de outro dia tá valendo: nós vamos a São Roque atrás do Geraldinho.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Depois de ler as palbras do Augusto, eu vou para Sao Roque!!! Eu preciso de conhecer o Gera... Si você tivesse feto este blog anos antes e escribido do Bar do Gera, eu vim antes pra Brasil pra conocer ese grande bar!! Samba amanhecer ??? vai no Bixiga pra ver!!!! vc lembra de uma musica?


    http://www.youtube.com/watch?v=tPn8vKIEW1Y

    ResponderExcluir
  4. O endereço é Rua Leoncio de Toledo, 430 Bairro Mailasqui - São Roque - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, vida! Não acredito! Vamos rever o Gera! Muito obrigada, amigo (a)!

      Excluir
    2. Fico triste com a noticia q vejo aqui. Realmente este era sem duvidas um lugar de muita alegria em que pude conhecer muitas ou melhor muiiiiiiiiiitas pessaos tenho fotos do lugar até hj e amigos q fiz também. Hj não moro mais na capital mas estou próxima a São Roque vou fazer de d para decobrir onde seu Gera esta acampado e acredito q ficarei muito contente

      Excluir
  5. Nossa, eu era frequentadora assidua do bar do Gera... Cds do Raul, so eu dei 4 pra ele e pra todps nos curtirmos juntos... Foi muito bom mrsmo enquanto durou... Fico muito feliz em saber q ele esta na ativa e bem!!! Vpu anotar esse endereço de Sao Roque e vou visita-lo certeza!!!

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Anteriormente disseram que ele estava em São Roque. Será que ele está no Ipoiranga agora? Melissa, por favor, se você tiver mais informações comunica a gente. Valeu!

      Excluir

Muito agradecida!