"É
preciso estar sempre embriagado. Eis aí tudo: é a única questão.
Para não sentirdes o horrível fardo do Tempo que rompe os vossos
ombros e vos inclina para o chão, é preciso embriagar-vos sem
trégua.
Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira. Mas embriagai-vos.
E se, alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre
a grama verde de um precipício, na solidão morna do vosso quarto,
vós acordardes, a embriaguez já diminuída ou desaparecida,
perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a
tudo que foge, a tudo que geme, a tudo que anda, a tudo que canta, a
tudo que fala, perguntai que horas são; e o vento, a onda, a
estrela, o pássaro, o relógio, responder-vos-ão: 'É hora de
embriagar-vos! Para não serdes os escravos martirizados do Tempo,
embriagai-vos: embriagai-vos sem cessar! De vinho, de poesia ou de
virtude, à vossa maneira'."
Charles Baudelaire
Baudelaire, o poeta maldito
Poeta francês. Famoso por suas Flores do mal, influenciou toda a poesia simbolista mundial e lançou as bases da poesia moderna. Baudelaire
marcou com sua presença as últimas décadas do século XIX, influenciando
a poesia internacional de tendência simbolista. Contrabandeou para a
poesia de sua época, marcada pelo idealismo romântico, o mal-estar das
cidades e o choque do feio, dos temas sujos e doentios.
Coube a Baudelaire desmistificar a poesia, trazendo-a para o plano do homem já então angustiado por sua existência sem deuses ou mitos válidos. Sua poesia satânica, irreverente e cáustica, impulsionada por uma ânsia trágica, de libertação e narcisamento, não só influenciou o âmbito ético-literário, como também revolucionou o próprio campo da expressão, graças à teoria das correspondências.
Coube a Baudelaire desmistificar a poesia, trazendo-a para o plano do homem já então angustiado por sua existência sem deuses ou mitos válidos. Sua poesia satânica, irreverente e cáustica, impulsionada por uma ânsia trágica, de libertação e narcisamento, não só influenciou o âmbito ético-literário, como também revolucionou o próprio campo da expressão, graças à teoria das correspondências.
(...) Uma nova estratégia
da linguagem - Quase toda a crítica moderna concorda que Baudelaire
inventou uma nova estratégia da linguagem. Erich Auerbach observou que
sua poesia foi a primeira a incorporar a matéria da realidade grotesca à
linguagem sublimada do romantismo. Nesse sentido Baudelaire criou a
poesia moderna, concedendo a toda realidade o direito de ser submetida
ao tratamento poético.
(http://projetocova.forumeiros.net/t7-baudelaire-o-poeta-maldito)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito agradecida!