quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cerveja e torresmo na vila


Há uma vila que vale a pena conhecer, pertinho de São Paulo, principalmente nesta época do ano, de inverno. É Paranapiacaba. Fica no alto da Serra do Mar e reúne construções no estilo inglês, do século 19, quando ali foi instalada uma companhia inglesa de trens e toda a estrutura para tocar os trabalhos. Vale a pena ir para lá pra passar o dia e até um fim-de-semana (nas casas da vila há sistema de Cama e Café). Lá tem museu, tem construções antigas pra visitar, tem trilhas pela serra e tem bar, é lógico.

O Bar do Ferreira é um dos que indico. Ele fica na Rua Direita, no número 361. O José Ferreira e a Cida, esposa dele, estão ali sempre pra atender a gente da melhor maneira que puderem. 


Cida, e os torresmões gigantes!

Eu os conheci em 2005, quando passei 10 dias estudando em Paranapiacaba. O bar ficava em frente ao nosso alojamento e o Ferreira e a Cida foram logo as primeiras amizades que fizemos na vila. E quase todas as noites estávamos nós lá.


No Ferreira a turma se achou...
 
À noite, beber a merecida,
depois de um dia inteiro de estudos

Nos fins-de-semana assistíamos o futebol por ali com geladíssimas cervejas e à noite o Ferreira embalava a turma com forró nas caixas de som do bar.


Forrózão rolava aos sábados.
Não tem mais mesa de sinuca

Voltei a Paranapiacaba em 2008, quando peguei férias pra curtir aqui em São Paulo mesmo. Passei um dia em Paranapiacaba e, claro, fui beber uma cerveja no Bar do Ferreira. Cerveja acompanhada de uma bela porção de frango à passarinho. O Ferreira havia reformado o bar, estava mais estruturado. E a simpatia, aquela de sempre. Logo lembrou de mim e da turma que frequentava o bar em 2005. Mandou abraços para todos, convidando para voltarem.

Amigo Roger, que trabalha comigo, sempre vai pra Paranapiacaba. Quando seu amigo Fábio veio da Alemanha para passar uns dias no Brasil, foi pro Ferreira que ele o levou.


Cerveja gelada e um belo sol na vila

Que passeio, hein! Coisa boa é beber cervejas geladas acompanhadas de um maravilhoso torresmo, no alto da Serra do Mar em um dia ensolarado. 


Nada mal este torresmão, hein...

Os dois deram sorte, porque a vila vive coberta pela cerração. Mas isso não tira seu encanto, pois quando está assim, o ambiente fica mais inglês ainda, conferindo um charme muito especial, juntando-se à arquitetura. E como pra quem gosta de bar não tem tempo ruim pra beber, a gente aproveita do mesmo jeito.

Dica pra chegar em Paranapiacaba se você não tem carro: pegue o trem que vai pra Rio Grande da Serra na estação Brás. Desça na última estação. Dali pegue um ônibus para Paranapiacaba. Você vai gastar cerca de R$ 12,00, ida e volta. E vai poder beber todas sem correr o risco de dirigir bêbado.


2 comentários:

  1. Vale a pena ir ao Distrito de Paranapiacaba, não saio de lá. também fica do lado de minha casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que marcar aquela jornada por lá, hein, Roger...

      Excluir

Muito agradecida!